quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Professores brilhantes

 Assistindo o horário político de televisão, constatei que alguns professores lançaram candidatura e fazem seu breve pronunciamento. Chamou minha atenção o fato de intitularem-se "Professor José", Professora Maria", Professor este ou aquele.
 Nos demais canditados aparece somente o nome, ou um apelido acompanhando. Fiquei, então, pensando: qual é o diferencial do professor para as demais profissões? Até porque é raro ouvirmos "Mecânico tal", Doutora tal", ou no máximo "Paulo, da saúde", por exemplo.
  Acredito que ser professor ainda tem status positivo e diferenciado na sociedade. Talvez não status sócio-econômico, mas de valores, de integridade, de respeito e diferencial cultural, pois ele, o professor, é aquela pessoa que passa estas noções aos mais novos. 
  Muitos professores  serão lembrados, ao longo de nossa vida, não pela roupa usada ou pelo carro que tiveram, mas pelo brilho pessoal e por sua importância em nossa formação. Alguns serão eternos em nossa memória, principalmente aqueles que apostaram na gente: os que incentivaram nas horas de desânimo, abriram nossa mente para o mundo, ensinaram para a vida e cobraram nosso esforço.
  Por isso que acrescentar a palavra Professor sempre será a distinção na sociedade, com uma valorização muitas vezes velada, mas real. Pois "Professores brilhantes ensinam para uma profissão. professores fascinantes ensinam para a vida."(Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário