Uma das fases mais bonitas da vida de uma criança é quando ela começa a falar. Como pais ou educadores ficamos encantados ao ouvirmos as primeiras sílabas e segmentos fonéticos de uma palavra.
Como trabalho com crianças em torno de dois anos, presencio diariamente estes avanços e vejo a alegria deles por conseguirem expressar verbalmente o nome dos colegas, algo que desejam ou mesmo um desagrado.
Hoje pela manhã um menino falava "zés, zés" e ele sorria, chamando seu colega Moisés. Da mesma forma, dizer "é" para concordar com algo que eu digo, ou "ka ne", solicitando mais um pedacinho de carne no almoço. Aos poucos vão reproduzindo os sons e articulando as sílabas para se comunicarem.
Saber acompanhar e estimular conforme a fase da criança é um dos grandes e maravilhosos desafios do professor de educação infantil.
Procuro sempre conversar muito com as crianças para que aprendam novas palavrinhas e a fala correta, mas sem interferir corrigindo, para que o aprendizado ocorra naturalmente. Geralmente concordo ou indago o que disseram, repetindo na fala certa.
Mais tarde, no maternal, irão começar a se interessar pelo nome, pela escrita das palavras, gradualmente. Por enquanto ofereço revistas e folders para folhearem, fazemos leitura visual de livros e leio histórias para eles, mostrando as páginas.
Com certeza são aprendizados significativos para o desenvolvimento da linguagem, em todo um mundo para conhecer e explorar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário