domingo, 4 de outubro de 2015

Sentimento de culpa - a infância na mídia

                  Tenho observado que muitas propagandas de televisão utilizam uma brecha deixada pelos pais, sobrecarregados das tarefas diárias, para incutirem sutilmente um sentimento de culpa em relação ao cuidado dos filhos. Filhos lembrando os pais de fazer isto ou aquilo, de consumir este ou outro produto, mais saudável, etc.

                    
A inversão dos papéis na família de hoje


          Quantos pais se identificam com os pais alheios da propaganda, se sentindo culpados por não estarem atentos o suficiente as "necessidades" dos filhos e mostram mais inteligentes que eles próprios.


               Uma propaganda me chamou a atenção:  uma marca de água mineral passa a ideia de uma desintoxicação no organismo, nada que seja desconhecido do seu público alvo, mas o apelo infantil dá superpoderes  aquela água. E os pais cedem facilmente aos rostinhos faceiros das crianças que "sabem de tudo".

            Tem me chamado a atenção, e não é de hoje, o quanto a mídia e a indústria direcionada ao público infantil apodera-se da fragilidade dos pais, uma vez que o mundo em seu contexto geral é consumista e descartável. Mas como as gerações passadas foram privadas de "muitas coisas", hoje os pais compensam sua própria ilusão consumista frustrada da infancia, provendo tudo que há de novidade para deixar seus filhos felizes, na esperança de terem uma vida melhor. E quem lucra com isso são as indústrias, comércio e a mídia, com a publicidade muito bem orientada para estes fins.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário