O orgulho de ser gaúcho é um sentimento cultivado em nosso Estado pelo seu povo, passado de geração em geração, alimentado pelos Centros tradicionalistas e valorizado em nossas escolas.
Nestas últimas semanas temos avivado este sentimento em nossas escolas, como na EMEI onde trabalho, através de canções, danças, versinhos, atividades pedagógicas, passeios a Centros de Tradição para assistir apresentações, mateada, churrasco, cavalgada (com cavalinhos de pau) e estimulamos o uso de trajes típicos nestes dias.
Como o público alvo são crianças bem pequenas, até os três anos de idade, as atividades são simples, porém o sentimento de orgulho de ser gaúcho é transmitido em cada proposta, conversação ou explanação sobre o Dia do Gaúcho. Ainda não compreendem a história do Rio Grande do Sul, nem sabem o que é um Estado, por exemplo, e por isso que procuramos representar, e apresentar, a cultura gaúcha para os pequenos. Desta forma, fomentamos o gosto pelas tradições e um sentimento caloroso por tudo que envolve esta questão. Realizamos nossas atividades lembrando o que o cantor e compositor Nico Fagundes eternizou em seus versos:
" ...Ouve o canto gauchesco e brasileiro,
desta terra que eu amei desde guri...
...E nos olhos vou levar o encantamento,
desta terra que eu amei com devoção..."
A função da escola é justamente esta: além de passar conteúdos, enriquecer a vida e a cultura do aluno, passando valores e conhecimento que levará consigo em sua formação. Pequenos gaúchinhos estão conhecendo e valorizando suas raízes, de seu povo e sua terra.
Referencias:
Fagundes, Nico. Canto alegretense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário