A reflexão de como realizo
atividades envolvendo noções de matemática na educação infantil,
especificamente com os menores, ocorre a partir da premissa de que o lúdico deve
permear toda intervenção pedagógica.
Citemos o exemplo de uma atividade
simples que faz parte do dia a dia:
-
“Como nadam os patinhos na lagoa? “Assim: de dois em dois” (mostrando os dedos),
respondem as crianças. Esta conversação se refere a uma lúdica indagação sobre
quantidades e organização espacial, em uma turma de berçário 2.
A canção “Dois patinhos” pode ser cantada na hora de iniciar uma caminhada em
duplas, ou na organização da turma para ir ao refeitório, por exemplo. A canção
é assim: "Os patinhos na lagoa nadam
de dois em dois, de dois em dois... nadam de três em três... nada de quatro em quatro...
nadam todos juntos..." Nesta brincadeira as crianças são os patinhos e
dar a mão ao colega significa que vão nadar junto.
Esta simples e corriqueira atividade
reflete o quanto é sutil o fazer pedagógico em tão tenra idade. A assimilação
de conceitos matemáticos básicos pode começar ali, na rotina de um berçário. Da
mesma forma, por exemplo, a canção "Três
palavrinhas" faz com que pensem um pouco mais: "Três palavrinhas só, eu aprendi de cor: Deus é amor - três
palavrinhas só!" Nesta oração as crianças precisam organizar
mentalmente as três palavras e coordenar com os gestos de enumerar com os
dedos.
As primeiras noções espaciais e de lateralidade
também podem ser construídas ludicamente, como com a brincadeira do barquinho
que vai “pra lá e pra cá”, onde a
criança segura as mãos da professora e coloca os pezinhos sobre os pés dela e
esta movimenta em direções variadas, enfatizando o pra lá (longe) e pra cá
(próximo a ela).
Estes são singelos exemplos de atividades cotidianas envolvendo o ensino da matemática em crianças tão pequenas. Do mesmo modo, jogos com material alternativo e blocos ou peças de encaixe são utilizados largamente. As sementinhas são lançadas na mente das crianças, que aguardam novos desafios para construções maiores, que com o passar dos dias, irão se estruturar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário