domingo, 30 de setembro de 2018

Sobre um brincar "sem brinquedo"


     Sobre o tema escolhido para trabalhar no estágio:

    "Tendo em vista que a criança pequena aprende brincando, interagindo e explorando o mundo em volta, surgiu o intento de uma proposta de “brincar sem brinquedo”. Esta proposta visa proporcionar contato com objetos e materiais não convencionais, mas alternativos, em contato com a natureza, com o universo que a criança está inserida, que oferecem possibilidades de aprendizado, de forma lúdica, prazerosa, construtiva e exploratória, estimulando a curiosidade, a representação e a imaginação. Do mesmo modo, envolve  desenvolver habilidades e capacidades da criança, sejam cognitivas, psicomotoras, sociais, afetivas e sensoriais. 
    A proposta vem de encontro com a concepção de uma infância mais livre e simples, em contraposição ao excesso de brinquedos industrializados que sufocam e artificializam o brincar espontâneo. "(Justificativa do projeto)


    "O brinquedo, por sua vez, faz com que a criança crie um mundo de desejos realizáveis através da imaginação dela. Com isto, o brinquedo possibilita uma situação imaginária. Ele desempenha várias funções no desenvolvimento da criança, como: o preenchimento de suas necessidades, o envolvimento num mundo ilusório, o desenvolvimento de sua esfera cognitiva e o fornecimento de um estágio de transição entre o pensamento e o objeto real. (VYGOTSKY, 1998)


Referencias:

VYGOTSKY, L. (1998). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes





Nenhum comentário:

Postar um comentário