Conhecer o mundo em volta é um dos objetivos que estabelecemos na educação infantil, baseado no eixo Natureza e sociedade, dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Mas o que significa conhecer o mundo quando trabalhamos com berçários?
A vida da criança menor de dois anos é um desabrochar contínuo em diversos sentidos: ela descobre-se como sendo independente da mãe, o que ocorre gradativamente com o desmame, os primeiros passos, o contato com outras pessoas, a ida à escola, alimentando-se sozinha, entre outros avanços. normais nesta fase. Quando ela começa a engatinhar, já explora o ambiente, o espaço físico, percebe a temperatura, os sons, os objetos e que o movimento que realiza pode levá-la cada vez mais longe. Quando passa a caminhar, a exploração do ambiente vira uma festa, pois toda descoberta é motivo de imensa alegria. Muitas vezes foge dos pais ou educadores, mas com o intuito de desafiar, mostrando do que é capaz.
A manipulação de objetos faz com que perceba as formas, a textura, as possibilidades de brincar com eles. A interação com os outros, adultos ou crianças, faz com que se torne um ser social, que respeita combinados e compreende seus limites. O desenvolvimento da coordenação torna a criança cada vez mais autônoma, facilitando avanços em outras áreas.
Como professora de berçário II, procuro realizar passeios curtos pelas ruas do entorno da escola, para ver outras casas, apreciar a natureza, conversar com algumas pessoas, e mesmo olhar as galinhas do vizinho, por exemplo. Os passeios também servem para compreenderem normas e manter os combinados, como não largar a cobrinha que seguram.
Com o desenvolvimento físico, motor e cognitivo, posso pensar em fazer um passeio maior, com um meio de transporte para um outro lugar, como um parque, um campo de futebol ou um prédio histórico, por exemplo. Claro que em função da pouca idade e suas limitações, torna-se necessário o acompanhamento de uma ou duas monitoras, mas pode-se agendar um dia especial para estas atividades.
Penso que conhecer o mundo na fase de berçário II, em torno de dois anos de idade, é perceber que existe ao redor de si um vasto universo de coisas, pessoas, animais, sons, cheiros, cercas e muros, mas também, portas abertas para o novo e toda sua grandiosidade. E que ela faz parte disto tudo.