quarta-feira, 17 de maio de 2017

Certezas e dúvidas


     Quais são nossas certezas? Existem certezas absolutas?
     Duvidamos de quê? Como eliminamos as dúvidas?
   Temos muitas certezas que consideramos absolutas e nem refletimos sobre tais. Também não nos damos ao trabalho de averiguar sua validade. Em outras situações, estamos inundadas de dúvidas, paralisadas ante as mesmas. Também, algumas vezes, não procuramos esclarecer. Mas toda certeza é duvidosa e necessita um respaldo maior que a confirme. Da mesma forma, as dúvidas, em qualquer aspecto da vida, existem para orientar a ação, conduzir a um bom trabalho.
   Nos Projetos de trabalho as certezas são examinadas, pois outros pontos de vista podem invalidar, pois estamos em meio a um vasto mundo de questionamentos e possibilidades. Dúvidas precisam ser pesquisadas para um bom embasamento do trabalho. A impermanência e a diversidade de opiniões deve ser considerada.
  Um bom início de Projeto em ação é uma pergunta questionadora e investigativa: o que quero saber? O que instiga o interesse dos alunos? Ou, o que é pertinente na fase de aprendizado em que se encontram? A busca por informações, levantamento do material necessário, entrevistas, referências bibliográficas e embasamento teórico são ferramentas necessárias ao andamento dos projetos.
  Independente do tema escolhido, seja Projeto de trabalho ou não, ou mesmo situações do cotidiano, as certezas nem sempre são absolutas e as dúvidas tem sempre esclarecimento, para seguirmos adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário