domingo, 25 de março de 2018

Aquisição da linguagem

     Como acontece a aquisição da linguagem na criança pequena?

   Trabalhando há anos com Berçário posso afirmar que a criança tem potencialmente o necessário para se comunicar, a não ser que apresente dificuldades como não ouvir (surda) ou autismo, por exemplo. Descartadas estas possibilidades, será progressivo o desenvolvimento da linguagem. Começa com balbucios, a partir de sons e fonemas que ela consegue produzir. Ao ouvir os sons do ambiente ela dirige seu olhar e atenção aos mesmos, percebendo que o mundo é sonoro.

     A criança pequena vê que os outros ao seu redor produzem sons com os lábios, comunicando algo, e ela, automaticamente, tenta reproduzir. Faz uma verdadeira "leitura labial" de quem se aproxima. Que felicidade conseguir reproduzir e comunicar o que deseja ou desagrada! 
   Quando a criança é estimulada a desenvolver a oralidade, mais facilmente irá compreender o mundo em volta e conseguirá se expressar. Em questão de tempo, surgem sílabas e palavras curtas e, com o avanço, começará a ampliar o vocabulário.
   Portanto, torna-se essencial que quem estiver com os bebês observe seu desenvolvimento e estimule, com conversas, canções e histórias, ou mesmo repetições silábicas lúdicas que ajudarão a consolidar novos aprendizados. Como exemplo, o versinho:

 "Chove chuva molhadinha
Chove chuva sem parar
Chove chuva molhadinha
Vai chover até parar."

Estas repetições prendem a atenção dos pequenos que além de acharem engraçado, querem reproduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário