Os insights (clareza súbita na mente; iluminação, estalo) são frequentes algum tempo depois de ficar “martelando” a solução de um problema. O lado intuitivo processa nossas intenções de um modo diferente e o insight aparece em momentos posteriores de mais relaxamento físico e mental.
Na correria e pressão diária achamos que temos que acertar sempre, e logo. Esta ideia de não poder errar nos leva a pensar que somos incapazes de fazer algo bom o suficiente. Mas de um erro pode surgir uma grande ideia.
A necessidade de acertar nos leva a buscar um sentido lógico a tudo, porém não é assim que a criatividade se manifesta, mas o lógico e o intuitivo caminham paralelamente e ambas, conforme o caso, trazem possibilidades.
A necessidade de praticidade no modo de pensar e aplicar uma ideia se assenta no amadurecimento da mesma e um ambiente adequado favorece a criatividade.
Em algumas áreas do conhecimento não mostramos interesse, mas precisamos, quando necessário, fazer uma inserção em terrenos diferentes do nosso domínio, para que a clareza apareça.
Referencias:
CASTRO, Ilíada de. O que é Criatividade. Acesso em:
https://www.youtube.com/watch?v=4B4qo7ebBTY
CASTRO, Ilíada de. O que é Criatividade. Acesso em:
https://www.youtube.com/watch?v=4B4qo7ebBTY
Nenhum comentário:
Postar um comentário