Chegando ao final da quarta semana do Estágio Supervisado, pude constatar, aplicando e experimentando um Brincar “sem brinquedo”, que a curiosidade move a criança, movimentando e construindo aprendizados. "Ser curioso é desejar tudo ver e tudo saber. A curiosidade move o pensamento a procurar uma resposta, mas às vezes, antes de completada, já surge outra e mais outra indagação.”( http://claudiasimoneblogpead.blogspot.com/2016/11/curiosidade-infantil.html )
A criança pequena ainda não pergunta verbalmente “ O que é isto?” Ou “para que serve”, mas experimenta na prática através de suas vivências.
E a curiosidade infantil tem uma explicação:
“Na verdade, tudo isso tem uma base no cérebro que já foi pesquisado. O cérebro durante esses primeiros anos de vida está muito ocupado gerando novos circuitos e conexões, por isso consome muita energia, mas, ao mesmo tempo, uma intensa atividade justifica a necessidade de descobrir o porquê das coisas e descobrir incessantemente.” (Amorim)
Ao professor que está acompanhando o processo de desenvolvimento e instrumentalizando o brincar, cabe perceber os interesses da criança, uma vez que pode revelar habilidades, o que lhe satisfaz e dá significado. Ele pode ajudar a despertar e aprofundar a curiosidade infantil, promovendo situações e disponibilizando recursos e condições para que a criança brinque espontaneamente.
O Projeto Brincar “ sem brinquedo” estimula um brincar espontâneo e criativo, com materiais não convencionais e sem oferecer propostas prontas, mas fomentando o interesse e a curiosidade inatas.
Caixa surpresa - Projeto Brincar "sem brinquedo" |
Certamente podemos fazer valer a máxima de Albert Einstein: "A curiosidade é mais importante que o conhecimento." Podemos concluir, em outros termos, afirmando que uma premissa leva à outra, ou, a primeira induz à segunda.
Referencias:
Amorim, Patrícia. Criança Curiosa – Tudo Sobre a Curiosidade Infantil. Trocando Fraldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário