sábado, 17 de novembro de 2018

Kindergarten - oportunizando aprendizados

O que a criança pequena precisa para aprender brincando, espontaneamente? Como oportunizar um brincar simples, mas que desenvolva diversos aspectos? 

        Em 2016, na postagem Kindergarten, escrevi sobre o tema: 
     “Sabe-se que a criança passou  a ser valorizada e tratada como pessoa em potencial há pouco tempo, se analisarmos a história. Anteriormente, as crianças limitavam-se a serem "adultos em miniatura", brincando em volta da cozinha, na "barra da saia" das mães ou serviçais. No século XIX começou-se a perceber a criança como ser que precisava de educação específica para a idade. A infância, a partir de então, começou a ser objeto de estudo de muitos pedagogos, psicólogos e outros estudiosos.” http://claudiasimoneblogpead.blogspot.com/2016/10/kindergarten_12.html
     
        A cada dia percebo mais como é fantástico o brincar, que é preciso pouco para deixar uma criança feliz, com brincadeiras simples, se divertindo e aprendendo.
     No Projeto BRINCAR SEM BRINQUEDO, tenho defendido a ideia que é possível um brincar simples e espontâneo, sem brinquedos industrializados, fomentando a curiosidade e impulsionando a criatividade das crianças. 
     Realizamos, esta semana, uma brincadeira com elásticos largos e resistentes, onde amarrei  nas colunas do hall da escola e fiz uma espécie de labirinto, onde puderam passar entre as fitas, explorando a elasticidade e assim, criando possibilidades de brincar. 
     Outra atividade foi a confecção de minhocas de pano, usando meias de nylon velhas, e a pintura da semana ficou por conta de frascos de desodorante roll on, que enchi com tinta, e realizaram pinturas com os mesmos, misturando cores e fazendo descobertas.
     A brincadeira que mais empolgou foi com a confecção de trenzinhos com caixas de papelão, unidas com cordas, onde puderam, além de puxar, encher com bolas coloridas e brinquedos, classificando e selecionando volumes e quantidades em cada espaço. 
     Na escola, devemos oportunizar que a criança explore materiais e crie brincadeiras, assim como desde a criação dos jardins de infância, os "Kindergartens", de Froebel:
   “Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem.”(Portal Educação)
   Brincar é uma experiência fundamental da infância, que  proporciona grandes aprendizados. Segundo Vigotsky, “...Na medida em que cresce, a criança impõe ao objeto um significado. O exercício do simbolismo ocorre justamente quando o significado fica em primeiro plano. Do ponto de desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas.” (Portal Educação)

Referencias: 
Teóricos Sobre Educação e Ideias Sobre o Brincar.  Portal Educação.

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