O que significa brincar com as palavras?
Brincar com as palavras é usá-las de tal forma que delicie os ouvidos de quem escuta, ou de quem lê. Brincar com as palavras é saber empregá-las de tal modo que provoque um sentimento estético em sua composição. Brincar com as palavras é conseguir harmonizar o que se quer dizer com um entendimento agradável e prazeroso por parte do leitor ou do ouvinte.
Os poetas e grandes escritores sempre souberam, ao longo dos séculos, como tocar o coração das pessoas, produzir imagens mentais de grande riqueza, estimular a mente crítica ou simplesmente, passar com esmero sua mensagem. A literatura sempre serviu para ir além do que este mundo palpável pode nos oferecer, ir mais longe do que a realidade nos permite, e como disse Fernando Pessoa: "A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta."
Conduzindo...
Engenhar um texto, brincando com as palavras, é saber construir uma poesia, um conto, ou qualquer outra forma literária, com beleza, coerência e deleite.
Esperamos que sempre surjam novos engenheiros da linguagem, que irão adquirir o gosto pelas letras mediante boas leituras, com o uso da língua não somente para a grafia correta, mas para fins mais elevados e, é claro, semeando sonhos.
Neste contexto entra o professor, que com paixão pela leitura, em si somente, poderá conduzir o aluno nos caminhos da imaginação e do rico prazer de simplesmente brincar com as palavras.
Olá Cláudia!
ResponderExcluirBelo texto. Como você brinca com as palavras com seus alunos?
Att,
Tutora Rocheli
Ainda hoje de manhã, na hora do almoço, estavam ansiosos para tomar o suco e queriam se levantar. Daí aproveitei o momento para, ludicamente, chamar a atenção. Repeti várias vezes e rapidamente: "Pára um pouquinho,espera um pouquinho" até criar um efeito sonoro que fez com que entendessem a mensagem e apreciaram alegremente esse "brincar com as palavras", dando muita risada.
ResponderExcluirExistem muitas formas de brincar com as palavras, em cantos, parlendas ou repetições sonoras. Como a "Cuca" dizia: "Te pego daqui, te pego de lá...", podemos criar com esta repetição, por exemplo, muitas brincadeiras.