quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fatores de aprendizado

     Talvez o que aprendemos nas aulas de história não era bem assim. Talvez o mundo seja bem maior do que imaginamos em nossas aulas de geografia. Talvez nunca fizemos uma experiência em Ciências. Talvez a esquina não seja o limite de nossos sonhos, nem a vida a terça parte do que pode ser.
     Para a criança o mundo é do tamanho do que ela conhece. Acredita no que os adultos ensinam. Ela assimila "verdades"e toma partido do que confia. A criança lê, ouve, escreve, experimenta, faz associações. Ela vivencia, adquire conhecimento e, assim, constrói o aprendizado.

    O aprendizado efetivo precisa ser arquitetado sobre bases diversas, considerando a realidade das crianças, o método utilizado, suas vivências, estímulos, apoio familiar e até fatores como alimentação e saúde essencial. Nem todo aprendizado é construído igual. Como falar de um mesmo assunto, com experiências pessoais diferentes e desejar o mesmo resultado? 
    Talvez eu não tenha compreendido, em meu tempo de escola, muitos conteúdos que foram repassados. Talvez nunca tive coragem de tirar uma dúvida. Talvez nem sonhe que o mundo é tão grande e tão diferente em cada lugar. Quem sabe matemática é fácil. Quem pode dizer qual foi minha conexão com o novo. Quem sabe se não entendi tudo errado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário