segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cidadãos conscientes de sua identidade


     As novas gerações precisam saber de sua história, dos fundamentos da civilização, da arte, das concepções filosóficas, da sua cultura e da sua origem.

Casa de pedra
em São Vendelino
Muito se aprende na escola, com seus conteúdos pré estabelecidos, mas muitas vezes me pergunto se o aluno sabe a origem de seu sobrenome, a história de seus ancestrais, ou da sua cidade. Muitos alunos, pasmem, não sabem se são descendentes de alemães, italianos, africanos ou lusos, ou onde nasceram, o nome da cidade natal. Se avançarmos um pouco, mal sabem a cidade ou estado em que vivem ou até sua família.
     Considero da maior importância trabalhar com os alunos a identidade, seja pessoal, seja do coletivo em sua cidade ou estado. O aluno precisa saber o contexto social em que vive, conhecer sua cidade, sua história, pesquisar sua origem. A representação de mundo pelos Estudos Sociais deve começar nos primeiros anos da educação infantil, depois avançando em conhecimento no Ensino Fundamental. Um cidadão sem identidade não saberá o que é melhor para sua cidade, estado ou país, pois a partir do conhecimento da sua identidade se sentirá parte de um grupo, irá valorizar suas raízes e seus ideais, e não se calará frente a injustiças sociais. 
   Se quisermos formar cidadãos conscientes, torna-se fundamental trabalharmos a identidade da criança, de sua família e comunidade, fortalecendo seus valores, cultura, história, conhecendo o espaço geográfico que a cerca e aspirações que o conduzirá pela vida.

     


O presente é onde nós nos perdemos se esquecemos nosso próprio passado e não tivermos a visão do futuro”.
(Ayi Kwei Armah, 1989)


Referencias:

 -COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006. Disponível em: <revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> .

-Foto:http://historiasvalecai.blogspot.com.br/2013/10/2865-familias-dos-construtores-da-casa.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário