O que significa ter ética, como professores, cidadãos e alunos que somos? O que é ter moral nestes tempos de "moral ao avesso"?
"A ética é o espaço simbólico construído pelas práticas de um povo". Segundo Carneiro, são as interações dos sujeitos visando definir o que é certo e o que é errado na vida em sociedade. Seria uma construção social e histórica de um povo. Paralelamente, a moral seria o confronto de cada um ante o que é e o que deveria ser, regulando nossas escolhas.
Vivemos tempos em que parece ser difícil ter ética, pois a própria se confunde, visto os novos padrões que a sociedade estabelece. Não estranhemos mais se os valores estabelecidos sejam absurdos, pois refletem a nova moral vigente. Anos de construção de uma cultura de paz, por exemplo, podem ser substituídos pela cultura do ódio, que se avulta a passos largos . Pessoas que se consideram "pessoas de bem", podem passar, incompreensivelmente, a apoiar linchamentos, extermínios, pena de morte ou se manifestam com atitudes grosseiras, não raro, boçais.
Até há pouco a sociedade considerava "normal" a corrupção na vida pública/política, como sendo algo inevitável, mas condenava atos ilícitos no cidadão comum. Hoje, escandalizados com casos divulgados pela mídia, mas podem praticar pequenas corrupções no dia a dia, em nome da sobrevivência, de um "lugar ao sol". A hipocrisia anda lado a lado com os padrões mutáveis da moral.
Pois bem, estamos localizados em um ponto crucial, posicionando-nos entre o ser professor, ser cidadão e ser aluno. A pergunta se instala:
O que podemos fazer para restaurar as distorções estabelecidas, construindo uma sociedade mais ética?
A ética passa pela educação. O professor tem um papel importante na formação da nova geração, fomentando a criticidade nos alunos. Que mundo se quer? Que ações podemos fazer? O que é o certo é o que pode ser considerado errado? Que valores iremos eleger? Vale a máxima: " não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós". Educar para fortalecer o caráter, baseado em valores morais que respeitem o outro, sobrepondo-se ao egoísmo.
Como cidadãos temos o livre arbítrio de fazer parte de uma sociedade imbuída de valores nobres e altruístas, ou de uma onda devastadora de falso moralismo e individualismo, rechaçando o que é diferente de nós.
Como alunos, e seremos pelo resto dos dias na escola da vida, um olhar atento ao que escolhemos, decidimos e fazemos no cotidiano.
Penso que ter ética nos dias de hoje é conseguir se manter firme ante a crise moral da sociedade, procurando harmonizar a convivência, com o compromisso de manter-se em estado de alerta, na integridade pessoal para o bem comum.
Referencias:
CARNEIRO, Alfredo de Moraes Rêgo. Filosofia Contemporânea. Qual a diferença entre ética e moral? Filosofia na rede. (setembro/2017).Acesso em:
KERBER, Cláudia Simone. Aprendizados. Uma questão de ética. 2017. Acesso em:
OLIVEIRA, Thamia Leal de. PENA, Iviane de Melo. SILVA, Juliana Beltrão da. Sabedoria política. A Ética para os dias de hoje: reflexões e apontamentos. 2016. Acesso em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário