Esta semana, estudando na interdisciplina FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO, os TIPOS DE CONHECIMENTO, percebi claramente como minha intuição estava certa. Pois quando queremos ensinar algo, deve ser significativo, abrangente, prazeroso e edificante para a criança.
Sabia que a criança aprende ouvindo, manipulando, explorando, mas agora consegui entender mais especificamente como se dá o aprendizado frente aos diferentes tipos de conhecimento que ela assimila.
Dentre as tarefas propostas para este foco, está a descrição de quatro atividades que se baseiam nos diversos conhecimentos, e optei por fazer, supostamente, com uma turma de Maternal, com crianças de 3 a 4 anos de idade. A seguir, transcrevo a atividade.
Digamos que eu
estou querendo realizar um cartão para o Dia das Mães, na turma do Maternal.
Para que o aprendizado seja significativo e mais completo, usarei, durante o
processo, as quatro formas de conhecimento.
Primeiro atividade:
Conversação. Para que ocorra o CONHECIMENTO SOCIAL, falo para as crianças sobre
o Dia das Mães no mundo, que é comemorado no segundo domingo de maio, as
maneiras de falar a palavra Mãe nos diversos idiomas, da importância na nossa
vida: o carinho, o cuidado, o querer bem, quem nos gerou, alimentou e educa. Em
uma rodinha, cada criança diz o nome de sua mãe e a descreve, física e
afetivamente, enaltecendo suas qualidades. Solicito que tragam uma foto da mãe
para fazermos um cartão.
Segunda atividade: Cobrir
a palavra Mãe com algum material alternativo. Para promover o CONHECIMENTO FÍSICO,
ofereço diversos materiais, como areia colorida,
lã, glitter, lantejoulas, EVA recortado em mosaico, crepon em bolinhas, feitas
anteriormente, e botões para colar sobre o traçado da palavra MÃE,
começando da esquerda para a direita.
Terceira atividade:
dobrar e colar a foto no cartão. Como já estão desenvolvendo, gradativamente,
CONHECIMENTOS MOTORES, peço que dobrem ao meio e colem a foto na parte interna,
bem como as qualidades que expressaram anteriormente, agora digitadas.
Quarta atividade:
apresentação aos colegas e descrição do processo. A fim de promover o
CONHECIMENTO LÓGICO, propus uma rodinha, onde cada criança mostra o cartão aos
colegas, com a foto da mãe, fala o nome dela e descreve como fez o mesmo e o
material que escolheu. Desta maneira, ela percebe a sequencia das atividades e
o processo de criação do presente para sua mãe."
Esta atividade é apenas um exemplo, entre tantas possibilidades que temos diariamente, frente a um mundo de descobertas que nossos pequenos alunos realizam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário