Piaget |
Presencio o início da linguagem
oral nas crianças que, gradativamente, passam do balbucio e algumas sílabas
pronunciadas a pequenas palavras que repetem ao ouvi-las e outras que revelam
seus desejos e desagrados, como uma forma de expressarem o que querem ou
pensam.
Percebo que prestam muita atenção ao que falo e imediatamente
tentam repetir, alguns logo conseguindo , outros ainda em
desenvolvimento deste processo.
Vigotsky |
Procuro realizar atividades que estimulam este desenvolvimento,
fazendo uso de pequenas canções na rotina ou em momentos específicos, e orações
na hora das refeições. Estas canções possuem ênfases em rimas, vogais ou apenas
a última sílaba, fazendo conexões entre o que ouvem e falam, e a própria
repetição.
Podemos realizar nossa pratica
pedagógica analisando as concepções de Jean Piaget e Lev Vigotsy quanto à
aquisição da linguagem.
-A maturidade biológica e cognitiva da criança vai surgindo depois de um processo de ouvir, assimilar o que ouviu, reproduzir com os lábios, fazer balbucios e por fim falar. |
-A criança pequena se desenvolve através da interação com o meio, com o convívio com outras crianças e adultos. O contato com mais crianças facilita a interação e troca de “conversas” entre eles. - O adulto, no caso as monitoras e a professora, assumem o papel de mediadoras neste processo, estimulando e criando situações que favorecem um avanço no desenvolvimento. Esta mediação orientada do adulto chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal. |
Penso que, ao realizar minha
prática pedagógica, tenho que observar em que estágio as crianças estão, qual
seu nível de desenvolvimento biológico e cognitivo se encontram, com umas mais
ou menos avançadas. Do mesmo modo, além de observar, tenho que propor
atividades, tanto espontâneas ou orientadas, de forma lúdica (como requer a
idade) e me colocar na posição de mediadora, estimulando e facilitando o
próprio desenvolvimento, bem como criando condições para um progresso maior,
com minha intervenção e interagindo com os demais.
Referências:
MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
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