domingo, 6 de maio de 2018

Educando o ser humano

     Tudo é questão de consciência e educação. Quando era pequena, e lá se vão mais de 40 anos, era normal jogar lixo pela janela do carro ou no chão mesmo, afinal a lixeira ficava longe e a natureza era eterna e passiva... 
    Era considerado normal debochar de homossexuais e fazer piada de "preto". Era normal a mulher obedecer o marido, mesmo que este a humilhasse. Era normal rotular gente não alemã (cresci em comunidade predominantemente de origem alemã) de diversos títulos ofensivos, afinal, eram diferentes, portanto, errados ou ruins. 
     Era normal fazer bullyng com a colega mal trapilha, afinal era pobre e pobres tem esses "defeitos" e são pobres porque seus antepassados devem ter sido preguiçosos... Era normal falar mal das outras religiões, afinal a "minha" era a certa. 
    Era normal classificar as pessoas, justificar suas misérias e heranças, costumes, sua cor ou raca, avaliar escolhas alheias e seguir padrões que na verdade eram ignorâncias da sociedade que não se adequava, mas excluía. 
  Grandes avanços foram dados nas últimas décadas, graças a campanhas de conscientização e educação. Ela, sempre ela, se inovando e mudando a mentalidade das pessoas. E alguns ainda dizem que era melhor daquele jeito que era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário