domingo, 6 de maio de 2018

Inovar o fazer pedagógico: uma nova perspectiva para a educação

     Nós, professores, com certa frequência perguntamos:

"O que estamos fazendo?"
 "Aonde vai a educação? 
"O que queremos propor e atingir em nosso fazer pedagógico?"


     Entre outras questões, sabemos que é preciso repensar, reconduzir e inovar nossa prática docente. 
   Inovação Pedagógica significa buscar novas perspectivas para os processos de ensino e aprendizagem, com novos olhares e fazeres. 
   O papel do professor na sociedade, ao longo do tempo e com as mudanças decorrentes, passou por várias concepções, e a inovação pedagógica vem significar o que queremos e aonde estamos indo. 
    O fazer pedagógico está inserido entre contextos sociais, interesses neoliberais, com o ser humano, receptor cultural e agente de cultura. Por estes motivos, interesses e correntes que permeiam a profissão docente fazem, não raro, esta se contradizer, se fragilizar, perdendo seus valores e tornando-se vulnerável à critica e imposições de poder, desqualificando a docência.
   A inovação pedagógica se firma como o produto da ação humana sobre um ambiente ou meio social. Precisamos inovar, rompendo com os processos convencionais de ensino e aprendizagem, tendo por base uma gestão participativa, assim, reconfigurando os saberes. É preciso reorganizar a relação teoria-prática em uma perspectiva orgânica no processo de concepção, desenvolvimento e avaliação da atividade realizada.
    Não basta repassarmos conteúdos, é preciso chegar até o aluno, dar sentido e estarmos abertos ao novo, com um olhar abrangente e contemporâneo, reformulando nosso fazer pedagógico.


Referência:
CUNHA,   Maria   Isabel   da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.

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