sexta-feira, 18 de maio de 2018

EJA: uma ação libertadora

   
   
     A Educação de Jovens e Adultos é um desafio para todos que buscam a escolarização em uma fase posterior, na vida adulta. Mas quem é este aluno?
     O  sujeito de EJA é um adulto, com experiências de vida, que faz parte de um grupo social e cultural de exclusão, que ficou boa parte de sua vida à margem da escolarização. Este aluno sabe que a educação é necessária e encara o desafio pessoal de buscar a escolarização. Digo desafio, pois este aluno, na maioria das vezes, sente-se deficitário em relação às outras pessoas, motivo de vergonha para ele. Conhecemos situações de desconforto e constrangimento que experimentam analfabetos adultos em situações corriqueiras como pegar um ônibus ou entender uma receita médica, por exemplo. Ao pedir ajuda a outro adulto ele se sente inferior e se retrai.
     O aluno adulto  tem consciência de que precisará se esforçar, e comumente, não acredita que será capaz de aprender. Esta insegurança se junta à dificuldade de compreender regras e peculiaridades do mundo escolar, por não ter treinado desde criança. Ou seja, a escola é algo novo e de certa forma, difícil para este aluno. 
     Temos também que considerar que o funcionamento intelectual do aluno adulto é diferente do que da criança, que se encontra ainda em formação. As estruturas psíquicas são diferentes e requer outra metolodologia de ensino. Aliados ao funcionamento intelectual encontram-se as vivências que este aluno já teve, ou seja, já conhece o mundo e tudo já tem um significado.
    O aluno de EJA sabe que estudar pode ser um “divisor de águas” em sua vida, pois fará parte da sociedade letrada e passará a compreender os símbolos que representam o mundo. Portanto, pode-se dizer que a escolarização deste adulto é uma ação libertadora, uma nova forma de ser e estar no mundo. 
    Ao professor de jovens e adultos cabe perceber estas dificuldades e adaptar sua prática para chegar até este aluno, mediando e oportunizando as ferramentas necessárias para o aprendizado nesta fase da vida.

Referências:

OLIVEIRA, MARTA KHOL. JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM. IN: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO SetOut/Nov/Dez 1999 n.º 12. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999. 

VARGAS, PATRÍCIA GUIMARÃES; GOMES, MÁRIA DE FÁTIMA CARDOSO. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE JOVENS E ADULTOS: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS, NOVOS SENTIDOS.
In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, abr./jun. 2013.


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